Infraestrutura

A infraestrutura disponível ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FMRP-USP para realização de pesquisa e produção de conhecimento inclui amplo complexo hospitalar e unidades básicas de saúde e de pronto atendimento, que constituem campo de ensino e pesquisa, além de cenários de assistência à saúde. O Programa conta, ainda, com o apoio de diversos laboratórios e de dois núcleos de pesquisa.  

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP) caracteriza-se por serviço de atenção terciária à saúde. Presta assistência à saúde de alta complexidade e possui, em seu corpo clínico, profissionais altamente especializados. Conta com 915 leitos, no total, incluindo 169 leitos na Unidade de Emergência e 175 leitos no HC Criança. A Unidade de Emergência do HCFMRP-USP constitui pronto socorro referenciado de nível terciário de atenção à saúde e possui 44 leitos para internação de pacientes pediátricos, distribuídos da seguinte forma: 16 leitos na Enfermaria de Pediatria, 3 na Unidade Semi-Intensiva, 8 na Enfermaria de Moléstias Infecciosas Pediátricas, 8 no Centro de Terapia Intensiva Pediátrico e 9 na Sala de Urgência Pediátrica. O HC Criança presta assistência integral de alta complexidade a crianças e adolescentes nas diversas subespecialidades pediátricas. Possui 175 leitos: 56 na enfermaria, 16 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)-Pediátrica, 20 na UTI Neonatal, 23 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais e 30 no alojamento conjunto para o binômio mãe-filho. Além de prestar assistência à saúde de nível terciário no complexo hospitalar HCFMRP-USP, os profissionais ligados ao Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP prestam assistência de nível primário e secundário em unidades básicas de saúde, como o Centro Médico Social Comunitário de Vila Lobato e em unidades de pronto atendimento, como a UPA Oeste. Todos esses serviços possuem a infraestrutura necessária para oferecer assistência à saúde de excelência à população pediátrica, o que se reflete em oportunidade de pesquisa de qualidade na área da saúde da criança e do adolescente nos diversos contextos, que abrangem todas as subespecialidades pediátricas.

O Laboratório de Pediatria do HCFMRP-USP proporciona apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa do Programa Saúde da Criança e do Adolescente e de outros programas da FMRP-USP. Possui 474 m2 de área física e inclui os setores de Bioquímica, Cardiologia, Endocrinologia, Gastrenterologia, Hematologia, Imunologia, Infectologia, Nefrologia, Oncologia (Citogenética) e Reumatologia. Seu parque de equipamentos inclui:

  • Sistemas de purificação de água Millipore (Milli-Q e Elix10)
  • Containers de nitrogênio líquido
  • Freezers a -80o
  • Leitores de ELISA
  • Sistema de western blot
  • Sistemas de eletroforese
  • Sistema de imagem por detecção de quimioluminescência – Chemidoc
  • Termocicladores convencionais
  • Termocicladores em tempo real – Quant Studio 12 K Flex, ABI 7500 e ABI StepOne
  • Microscópios ópticos
  • Microscópio de fluorescência Nikon Eclipse TS2
  • Centrífugas refrigeradas
  • Fluxo laminar 
  • Incubadoras de CO2

Em 2018, foi inaugurado o Setor de Metais e Doenças Raras do Laboratório de Pediatria, com novos equipamentos, incluindo:

  • Espectrofotômetro de absorção atômica com chama EAA 55B
  • Espectrofotômetro de absorção atômica com forno de grafite EAA FG640Z
    • Ambos utilizados na quantificação de metais, minerais e micronutrientes em diversos fluidos e tecidos orgânicos, incluindo sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, selênio e chumbo, dentre outros. 
  • Cromatógrafo gasoso com sistema de detecção por espectrometria de massa AGILENT, com biblioteca interna para mais de 250.000 compostos que podem ser volatilizados, atualmente com set up para ácidos orgânicos, mas pode detectar também aminoácidos, ácidos graxos, metabólitos de drogas ilícitas, como cocaína e maconha, entre outros.
  • Espectrômetro de massa em tandem WATERS XEVO TQD, que compreende uma coluna líquida de cromatografia de ultra-performance (UPLC), acoplada a duplo sistema de detecção por espectrometria de massa, atualmente com set up para aminoácidos e acilcarnitinas para triagem neonatal expandida, mas que pode pesquisar inúmeros elementos ou nutrientes, inclusive com objetivo de discovery science.

 

Além da infraestrutura das unidades de assistência à saúde, do Laboratório de Pediatria e dos diversos laboratórios do Complexo HCFMRP-USP, o Programa conta com o apoio de dois núcleos de pesquisa vinculados ao Departamento de Puericultura e Pediatria da FMRP-USP: o Núcleo de Estudos sobre Infecção Materna, Neonatal e Infantil do HCFMRP-USP (NEIMPI) e o Núcleo de Estudos da Saúde da Criança e do Adolescente (NESCA). O NEIMPI, coordenado pela Profa. Dra. Marisa Márcia Mussi, dá apoio à realização de estudos clínicos multicêntricos internacionais na área da saúde materno-infantil. O NESCA, coordenado pelos Profs. Drs. Marco Antonio Barbieri, Heloisa Bettiol e Viviane Cunha Cardoso, dispõe de infraestrutura e recursos necessários para organização e coordenação dos projetos de pesquisa relacionados às coortes de nascimento de Ribeirão Preto de 1978/79, 1994 e 2010 em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a Universidade Federal de Pelotas e de projetos de pesquisa em epidemiologia em saúde da criança e do adolescente.