O Departamento de Puericultura e Pediatria (DPP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) foi pioneiro, criando o primeiro Programa de Pós-graduação stricto sensu em Pediatria no Brasil, em 1971.
O Programa de Pós-Graduação em Pediatria da FMRP-USP, oferecido originalmente a médicos pediatras, foi reestruturado em meados de 2006, para possibilitar a participação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuam com crianças e adolescentes. Nessa reestruturação, que possibilitou a inclusão de não pediatras e não médicos, o programa passou a ser denominado Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.
O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da FMRP-USP oferece cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto, em duas áreas de concentração:
– Pediatria: para médicos pediatras.
– Saúde da Criança e do Adolescente: para médicos não pediatras e profissionais não médicos, cujo interesse investigativo envolva a área da saúde da criança e do adolescente, incluindo biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, informatas biomédicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros.
Os orientadores do Programa são, em sua maioria, médicos das diversas subespecialidades pediátricas, incluindo Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastrenterologia e Hepatologia, Hebiatria, Hematologia/ Cancerologia, Imunologia/ Alergia, Emergência/ Medicina Intensiva, Neonatologia, Pediatria Social e Reumatologia, além de uma nutricionista.
Uma característica marcante do Programa é a grande capacidade de interação dos diferentes orientadores entre si, além da interação com orientadores de outros programas, dentro e fora da FMRP e da USP. Neste contexto, destacam-se as pesquisas translacionais que têm sido desenvolvidas em parceria com pesquisadores das ciências básicas, com o objetivo de elucidar aspectos fisiopatológicos de diversas doenças, visando à descoberta de novos agentes terapêuticos.
O Programa oferece 12 disciplinas que abordam metodologia e escrita científica, bioestatística, métodos de investigação laboratorial, crescimento e desenvolvimento da criança, nutrição pediátrica e tópicos avançados em alergia/ imunologia, oncologia e saúde do adolescente. Destaca-se o oferecimento de disciplina ministrada em inglês (Nutrition in Critically ill Children: Systems Approach and Omics Sciences), que conta com a participação de docente norte-americano (Prof. James Kaput).
O Programa tem investido em intercâmbios nacionais e internacionais, que têm proporcionado o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos com instituições brasileiras e estrangeiras, a participação de pesquisadores externos em disciplinas da pós-graduação e a realização de estágios de pós-doutorado e de doutorado-sanduíche de alunos vinculados ao Programa. Citam-se as seguintes instituições colaboradoras:
InternacionaisImperial College of London, Reino Unido
Kanazawa University, Japão
King´s College London, Reino Unido
MD Anderson Cancer Center, Houston, Texas, EUA
National Institutes of Child Health and Human Development (NICHD), EUA
Nestlé Institute of Health Sciences, Suíça
New York University School of Medicine, EUA
Universidad Peruana Cayetano Heredia, Miraflores, Lima, Peru
University Children’s Hospital Zürich, Suíça
University of Alabama, EUA
University of Colorado, Denver, EUA
University of Leeds, Reino Unido
University of Pennsylvania, EUA
University of Toronto, Canadá
Nacionais
Centro de Pesquisa Boldrini, Campinas
Hospital Universitário da USP, São Paulo
Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão
O Programa tem ainda a tradição de obter financiamentos para projetos de pesquisa regulares e projetos temáticos junto à FAPESP e às agências de fomento à pesquisa e ensino federais, como CNPq e CAPES. A maioria desses projetos envolve a participação de vários docentes orientadores do Programa, de outros programas da FMRP e de outras instituições do país e do exterior. Essa interação ilustra as principais características do Programa: a interdisciplinaridade e a colaboração com diferentes grupos de pesquisa dentro e fora da Unidade.
Desde que a CAPES instituiu o sistema de avaliação dos cursos de pós-graduação no País, o Programa recebeu os seguintes conceitos (variação de A a E)/ notas (variação de 1 a 7):
Período | Conceito/Nota |
---|---|
1981-1991 | A |
1992-1993 | B |
1994-1995 | A |
1996-1997 | 4 |
1998-2000 | 4 |
2001-2003 | 6 |
2004-2006 | 5 |
2007-2009 | 6 |
2010-2012 | 6 |
2013-2016 | 5 |
2017-2020 | 5 |
De fevereiro de 1971 a dezembro de 2022, o Programa formou 344 mestres e 223 doutores. Atualmente (em outubro de 2023), o Programa possui 11 alunos matriculados no mestrado, 14 no doutorado e 18 no doutorado direto. O Programa possui 19 Orientadores Plenos e 5 Orientadores Específicos.